A Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI)

O aumento da esperança média de vida trouxe consigo o aumento do número de pessoas idosas e, com estas, várias necessidades sociais, que se colocam como desafios nas modernas sociedades em que vivemos. Para responder a estes desafios foram surgindo, ao longo dos tempos, diversas respostas sociais, tais como Centros de Dia, Serviços de Apoio Domiciliário (SAD), Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI), entre outras.

A Congregação da Nossa Senhora da Caridade tem acompanhado esta evolução da sociedade e desenvolvido, ao longo dos últimos anos, respostas específicas e adequadas para a população de idade maior, tendo sempre em conta as diversas problemáticas associadas a esta, tais como o aumento do numero de pessoas com demência e a procura de espaços específicos, com atividades direcionadas a esta população.

Quando a institucionalização numa Estrutura Residencial se torna inevitável e se afigura como a melhor resposta, o papel da família é de grande importância na promoção de uma melhor e adequada integração dos idosos nos equipamentos. A integração institucional passa, então, pela manutenção das relações familiares, relações pessoais, participação em atividades na instituição, com a comunidade, do sentimento de pertença e do envolvimento. Todas as pessoas necessitam de se sentir amadas e de amar, de estabelecer laços afetivos e de socializar.

Os desafios da preservação das capacidades funcionais, da manutenção da independência para as atividades básicas e instrumentais de vida diária representam uma das lutas diárias de quem trabalha na área da geriatria e em especifico na nossa Estrutura Residencial para Idosos.

Dia após dia, uma equipa técnica multidisciplinar capacitada trabalha na aplicação e persecução dos Planos de Desenvolvimento Individual de cada idoso, num trabalho individualizado onde são desenvolvidas diversas técnicas e metodologias com vista à manutenção das capacidades funcionais, do bem-estar e da qualidade de vida.

A verdadeira missão de uma equipa técnica multidisciplinar de elevado nível de formação e preparação, com profissionais como Assistente social, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Terapeuta da Fala, Fisioterapeuta, Animador sócio-cultural, Enfermeiro e Auxiliares, é responsabilizar-se através das suas competências e facilitar todos estes processos, trabalhando para a promoção da autonomia, da vigilância de saúde, da reabilitação, da prevenção de complicações, da garantia de bem-estar e da qualidade de vida.